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Confira algumas dicas e saiba os benefícios do consumo de água para a saúde.

É comum médicos e nutricionistas recomendarem o consumo diário de água, indicando no mínimo 2 litros para as mulheres e 3 para os homens. Mas, você sabe os benefícios desta ingestão?

Ao longo do dia nosso corpo perde muito líquido, por meio do suor da transpiração, da urina e das fezes.

Para quem pratica atividades físicas, essa perda é ainda maior. Além dessa necessidade de reposição, a água é uma excelente aliada para quem quer perder peso, pois para que o processo de emagrecimento aconteça é preciso eliminar toxinas, e elas são liberadas mais facilmente pela água.

Táticas para não esquecer

Existem algumas táticas para não esquecer de beber água. Comece carregando uma garrafa para onde for. Tendo-a sempre a mão passa a ser mais fácil visualizar e, consequentemente beber.

Estabeleça metas: beba três copos de água antes de sair de casa, chegando ao trabalho, beba mais dois... e assim por diante.

Outra tática para beber a quantidade mínima de água recomendada são as águas detox.

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Também existem aplicativos para Smartphones que lembram a hora em que o usuário deve tomar a água. É uma boa alternativa para quem esquece. Alguns dos aplicativos com este intuito são:

Water your body: neste aplicativo você coloca o seu peso e ele calcula qual a quantidade que você precisará consumir, e te lembra com alarmes quando você deve beber, ele também te mostra gráficos com a quantidade de água ingerida para você saber quanto falta para atingir a sua meta, além disso ainda tem dicas de hábitos saudáveis.

Drinking Walter: neste aplicativo você define a quantidade de copos de águas que quer tomar, e ele vai te lembrando no decorrer do dia e ele vai mostrando gráficos do seu desempenho.

Tempo de beber água: através do seu peso e altura, o aplicativo calcula quanto você precisa consumir de água por dia e ele vai te lembrando sempre que você precisa tomar.


É importante ressaltar que o consumo de água deve ocorrer preferencialmente em um horário longe das refeições principais, como almoço e jantar.