Pular para o conteúdo

Pare de perder tempo sentindo vergonha do próprio corpo!

    Olá, meninas, quem nunca sentiu vergonha do próprio corpo?
    Se você, mulher, sofre de vergonha do próprio corpo, por estar acima do peso, você não esta sozinha.
    Muitas mulheres também estão nesta situação, existem muitos fatores que podem causar este sentimento em relação ao nosso corpo:

    • Maternidade
    • Família
    • Ser rotulada
    • Idade
    • Sexo
    • Os padrões de beleza impostos pela sociedade

    Estes e outros fatores influenciam a nossa autoestima, muitas vezes de forma negativa, porque nos mulheres sempre sofremos muita pressão para estarmos bonitas, mas temos que nos conscientizar que tudo o que fazemos para mudar algo na nossa aparência que não gostamos tem que ser feita por nós e não para agradar outras pessoas, temos que fazer para que a nossa autoestima aumente e fiquemos felizes com nós mesmas.

    Por que se preocupar e ter vergonha do próprio corpo não é uma questão apenas estética mas sim de saúde?

    Se preocupar tanto com nosso corpo pode se tornar uma obsessão, e acarretar danos a saúde.

    Segundo a pesquisa de Jean Lamont, da Universidade Bucknell, a vergonha do corpo é capaz de deixar nós mulheres gravemente doentes.

    O estudo coloca a pergunta: Se uma mulher se encontra insatisfeita com seu corpo, até onde isso pode prejudicar sua saúde.

    As mulheres que participaram da pesquisa teriam que responder 3 questões:

    • O quanto sentiam vergonha do próprio corpo
    • O que elas faziam em relação ao corpo, se usavam uma roupa larga pra esconder as imperfeições, etc
    • Como avaliavam sua saúde

    Conclusões das pesquisas

    Lamont descobriu que as mulheres que sentiam mais vergonha do próprio corpo foram as que deram notas mais inferiores a sua saúde, e relataram doenças infecciosas como candidíase, pneumonia e bronquite além de outras doenças.

    Veja como estar de mal com seu corpo pode acarretar problemas de saúde.

    A vergonha do próprio corpo pode também comprometer a atividade sexual do casal, porque quando a pessoa esta satisfeita com seu corpo tudo tende a melhorar inclusive seu desempenho sexual.

    O que podemos fazer para voltarmos a nos sentir feliz com nosso corpo?

    Muitas mulheres conseguiram dar a volta por cima em busca da felicidade de um corpo ideal, isso pode não ser fácil, e haver muitas barreiras, mas temos que fazer isso por nós mesmas, e não pelos outros.

    A mudança de hábitos pode ser um ótimo começo para uma nova percepção de vida onde você irá olhar para o seu corpo e gostar do que vê.

    A partir do momento que você recuperar sua autoestima e começar a gostar de si própria, tudo na sua vida irá melhorar, todas as áreas, como saúde, sexo, vida social, etc.

    Resumo Final: Supere a Vergonha do Próprio Corpo e Recupere Sua Autoestima

    Eu sei que muitas mulheres sofrem com a vergonha do próprio corpo. Eu mesma já passei por isso e sei como é difícil se olhar no espelho e não gostar do que vê. Mas eu também sei que é possível superar esse sentimento e recuperar a autoestima.

    A vergonha do corpo pode ter várias origens, como as mudanças que ocorrem na gravidez, os comentários maldosos da família, o envelhecimento, os padrões de beleza irreais que a mídia nos impõe e muito mais. Mas o que importa é que você entenda que o seu corpo é lindo do jeito que é e que você merece se sentir bem com ele.

    A vergonha do corpo não só prejudica a sua autoestima, mas também a sua saúde. Ela pode causar problemas físicos, como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e até mesmo doenças cardíacas. Além disso, ela pode afetar a sua vida sexual, fazendo com que você evite o contato íntimo ou não sinta prazer.

    Por isso, é essencial que você reconstrua a sua autoestima e aprenda a se amar como você é. Isso envolve mudar alguns hábitos, como se alimentar bem, se exercitar regularmente, cuidar da sua pele e do seu cabelo, usar roupas que te valorizem e te façam sentir bonita. Mas também envolve mudar a sua mentalidade, aceitando as suas características, valorizando os seus pontos fortes e buscando apoio de pessoas que te amam e te respeitam. O caminho para se livrar da vergonha do corpo começa com a aceitação e o amor-próprio. Quando você se sente bem consigo mesma, a sua vida em todos os aspectos melhora. Você fica mais confiante, mais feliz, mais saudável e mais satisfeita sexualmente. Lembre-se de que a jornada para se aceitar é única para cada pessoa, mas é um passo fundamental para uma vida plena e saudável. Então, pare de perder tempo se sentindo mal com o seu corpo e comece a se amar do jeito que é.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *