Natural, light, zero lactose, grego, são tantas opções na geladeira do supermercado que não sabemos qual escolher.

O iogurte é resultado da fermentação do leite através de micro-organismos vivos. Esses bichinhos digerem o açúcar do leite (lactose) e produzem ácido láctico que coagula o líquido, por isso ele possui um azedo característico e sua consistência típica.

iogurte-ideal-para-emagrecer

Em suma, o iogurte é um conjunto de bactérias boas que quando ingeridos reduz bactérias indesejáveis no intestino.

Entre suas propriedades estão o cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B.

Iogurte ideal para emagrecer - Qual iogurte devo tomar se meu objetivo é perder peso?

iogurte-emagrece

O iogurte ideal para emagrecer são as versões light com redução de 25% de alguns dos seus componentes, e os desnatados que possuem menos gordura.

Invista neste alimento também se você tiver dificuldade para emagrecer, com certeza o iogurte será um grande aliado.

Fique atento aos rótulos pois mesmo estas versões podem conter açúcar ou creme de leite.

Opte pelo natural já que não contém açúcares e aditivos. Para balancear o sabor azedinho adicione mel, frutas ou cereais integrais.

iogurte-ideal-para-emagrecer

Iogurte Grego para definir os músculos

Sim! O iogurte grego é o mais indicado para quem frequenta academia.

Ele é diferente dos outros, sua consistência é mais cremosa. Isso é porque parte do soro do leite é retirado durante a produção. Fazendo com que ele fique três vezes mais gorduroso do que o tradicional, em contrapartida a carga de proteína também aumenta, fazendo dele é um grande aliado da massa muscular.

Adicionando cereais você ainda poderá contar com uma grande fonte de fibras que combinadas com o iogurte, contribui para a liberação do açúcar na corrente sanguínea.

cereais-iogurte

Tenho intolerância a lactose, e agora?

O iogurte puro tradicional não costuma trazer problemas para intolerantes à lactose pois grande parte dela é ingerida pelas bactérias durante a fermentação ou seja mesmo sendo um derivado do leite os seus níveis de lactose são reduzidos. Mas algumas empresas adicionam leite em pó ou creme de leite a receita para gerar mais cremosidade. Por isso nunca deixe de ler os rótulos, mesmo os da categoria zero lactose podem conter leite em sua composição, fique sempre atento!

Faça do iogurte um aliado para ir ao banheiro

Os micro-organismos ajudam o intestino mas se você sofre de prisão de ventre o ideal são os probióticos, são tipos específicos de bactérias que atuam sobre a flora e potencializam o funcionamento do intestino.

Isso acontece porque nosso intestino possui bactérias ruins e boas, como o iogurte possui bactérias boas, elas se elevam as ruins e estimulam o bom funcionamento do intestino.

iogurte-grande-aliado-para-ir-ao-banheiro

ATENÇÃO: Bebida láctea não é iogurte

Podem até parecer iogurte mas possuem pouco leite, muito amido de milho e emolsificantes.

Seu aspecto é bem mais ralo que o do iogurte, leia sempre os rótulos geralmente os ingredientes que aparecer antes são os mais abundantes, fuja dos que aparecem açúcar primeiro.

Utilizando o iogurte em receitas

O iogurte natural é muito usado para receitas devido ao fato de manter as características sensoriais mais adequadas para invenções culinárias.

Por não ter açúcar pode ser usado no preparo de molhos, patês, saladas, sorvetes, massa de bolo, entre outros.

As receitas ficam gostosas, ganham mais frescor e saúde.

Receita de patê de iogurte

pate-de-iogurte

Esta receitinha deliciosa é feita em apenas 5 minutinhos, vamos lá!

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural desnatado
  • 3 colheres (sopa) de maionese light
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 dente de alho grande amassado
  • 1 punhado de cheiro verde bem picado
  • 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo:

Misture tudo, leve a geladeira até gelar bem e sirva gelado com torradas.

Curiosidades sobre o iogurte

iogurte

  • O iogurte oferece mais cálcio que o próprio leite. Em 200 g apenas de iogurte natural contém 345 mg de cálcio enquanto um copo de leite (250 ml) possui cerca de 307,5 mg.
  • O iogurte deixa a nossa pele mais bonita, pois como na fermentação a lactose se transforma em ácido láctico, este com propriedades hidratantes e esfoliantes você pode usa-lo na pele como máscara facial.
  • O iogurte ideal para emagrecer possuem pouca caloria, e podemos recorrer a eles quando dá aquela fominha entre uma refeição e outra, gera sensação de saciedade e mata a sua vontade de comer ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe qual é o iogurte ideal para emagrecer, saiba também que o iogurte controla o colesterol, melhora a imunidade e até mesmo reduz o risco de alguns tumores.