Temos ouvido falar cada vez mais sobre o hibisco, uma planta que acabou ficando extremamente popular por suas propriedades medicinais, seja auxiliando no emagrecimento mais rápido ou ajudando na prevenção de problemas em alguns órgãos, como o fígado, por exemplo.

hibisco

Essa planta pode ser encontrada facilmente e por uma média de preço bem acessível, sendo conhecida por outros nomes, como Rosa-da-china, Mimo-de-vênus ou outras denominações populares.

Vejamos seus benefícios:

  • Ajuda no emagrecimento: como já citado anteriormente, é um ótimo diurético que auxilia na queima de gordura.
  • Pode ser utilizada como laxante natural.
  • Combate problemas no fígado por ajudar a desintoxicar o órgão.
  • Tem grande papel no sistema imunológico, fortalecendo-o devido à grande quantidade de vitamina C presente na planta. Que consequentemente ajuda na prevenção de gripes e resfriados.
  • Combate a retenção de líquidos e tem ação anti-inflamatória.
  • É analgésica: combatendo cólicas menstruais.
  • Reduz taxas altas de colesterol, glicose e pressão.
  • E no quesito beleza: retarda o envelhecimento da pele.

Aprenda a fazer o chá de hibisco

chá-de-hibisco
Para fazer o chá de hibisco, é necessário secar o cálice do botão da flor. No mercado podem ser encontrados o hibisco já seco ou em sachês, que torna o preparado bem mais prático. Vamos à receita:

Em 1 litro de água fervente acrescente duas colheres (de sopa) cheias de hibisco seco ou dois sachês, tampe e deixe descansar por 5 ou 10 minutos (no máximo).

Coe e ele poderá ser consumido logo em seguida.

Toda a bebida deve ser consumida no mesmo dia, uma vez que ela poderá perder suas propriedades caso seja esquentada outras vezes.

cha-de-hibisco-da-jamaica

O chá não apresenta gosto amargo, devendo ser consumido até 5 xícaras por dia, que dá na média de 1 litro, 30 minutos antes de cada refeição.

O hibisco é uma planta naturalmente terapêutica, mas pode apresentar alguns efeitos colaterais como tonturas, náuseas ou fraqueza. Tendo seu consumo restringido durante a gravidez, amamentação ou por mulheres que estão tentando engravidar. E excessos da bebida devem ser evitados.

E ai, você já experimentou o chá de hibisco? Teve resultados? Conte pra gente!

Até a próxima!