armadilhas-engordativas

Foto de Davide Luciano - New York Food Photographer - Food Photography NYC

Elas estão em todo lugar, na mesa do escritório, no criado mudo no quarto, na bancada da cozinha, essas arapucas sempre te sabotam e te impedem de perder peso.

Continue com a gente e descubra quais são elas para finalmente começar a perder peso de vez sem que nada te atrapalhe.

1) É só se matar por uns meses

Esse é o raciocínio de muitas pessoas que querem emagrecer, e muitas vezes o conselho que as pessoas dão para quem quer perder peso, mas temos que nos lembrar que dietas restritivas demais ou treinos que sejam muito pesados são muito difíceis de manter por muito tempo.

Tenha em mente que os hábitos adotados neste período de perda de peso são de reeducação, não deve ser visto como algo passageiro e sim como algo que faça parte de toda sua vida.

Caso a pessoa faça uma dieta restrita ou se mate na academia com exercícios apenas por alguns meses pode até emagrecer, mas voltar a engordar assim que restabelecer o padrão de vida antigo.

2) Fazer compras morrendo de fome

Pesquisadores da Universidade Cornell avaliaram 68 voluntários dentro de um mercado.

Metade dessas pessoas havia comido antes de pegar o carrinho, enquanto a outra metade não haviam comido nada.

Na hora do vamos ver na fila do caixa a quantidade das pessoas da turma ficaram até parecidas mas a diferença era na qualidade dos alimentos, as pessoas do grupo que estavam em jejum adquiriram 45% mais produtos engordativos.

Não precisa falar mais nada, né? Isso é o que acontece quando se vai ao mercado com fome. A solução? Sempre belisque algo antes de ir ao mercado fazer suas compras.

3) Rejeitar aquilo que gosta

Proibir algum alimento que goste faz com que ele se torne ainda mais tentador.

Permitir-se de vez em quando sair da rotina e comer algo que goste, como o seu sorvete predileto, não vai prejudicar de entrar em forma.

4) Falta de petiscos

Petiscos saudáveis, é claro!

Eles vão aplacar a sua fome sem te encher de calorias. Nas suas idas ao supermercado reabasteça seu estoque de lanchinhos light e antecipe em quais momentos precisará deles.

Sempre tenha um petisco saudável na bolsa para não se tornar refém do que aparecer na sua frente quando der aquela fominha na rua.

5) Pular refeições

As refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, não deve ser pulados. Abrir mão do café da manhã, por exemplo, para economizar calorias é uma armadilha muito comum para pessoas que querem emagrecer.

E se você fizer isso você vai acabar compensando o café da manhã no almoço ou no jantar e acabar comendo demais.

O ideal é fazer todas as refeições do dia mantendo equilíbrio.

6) Apostar no jejum

Esqueça dietas de jejum, elas não só podem fazer mal à saúde, como também boicotar a sua perda de peso.

Ficar muitas horas em jejum desacelera o seu metabolismo. Além de que com a queda no gasto calórico um hormônio chamado o grelina tem suas taxas aumentadas e gera fome, o risco de cair em tentação é enorme.

Tirando o período em que você dorme, nunca fique mais de 6 horas em jejum.

Leia também: Ficar sem comer emagrece?

7) Pensar que o suco pode substituir a água

Não, não pode! E não, suco não é água.

Água é zero caloria, é indispensável para o organismo, a quantidade diária de água deve ser consumida todos os dias e não deve ser substituído por suco.

Não estamos dizendo que você não deve consumir sucos, um suco detox pela manhã, um copo de suco de fruta natural acompanhando as refeições, ok, só não deve ser tomado no lugar da água quando der aquela cede.

8) Comida caseira é sempre leve

Mero engano, meu caro. A comida caseira tem ficado cada vez mais pesada nas últimas décadas.

O livro de receitas americano chamado "The Joy of Cooking" mostra que a concentração de calorias de pratos iguais aumentou 43% ao longo de aproximadamente 70 anos. As porções ficaram maiores, e houve um grande acréscimo de açúcar e gordura.

Mesmo sendo comida caseira deve ter cuidado com os ingredientes que escolhemos, sempre optando por itens frescos e sem pecar nos exageros.


Agora que você já conhece estas armadilhas engordativas, livre-se delas e comece a perder peso.

E ai, o que achou das dicas?

Até a próxima.