Você sofre de infecção urinária com freqüência? Este mal afeta muitas mulheres, saiba que apenas com a alimentação você pode combate-la ou preveni-la.

infecção-urinária

Descubra quais são os alimentos que auxiliam no processo de tratamento e prevenção da Infecção urinária

A infecção urinária é causada pela presença indevida de microrganismos no trato urinário como nos rins, bexiga, uretra e ureteres, sendo uma infecção mais comum na parte inferior do sistema urinário, na qual acomete bexiga e uretra.

Consuma os alimentos certos e potencialize suas defesas

prevenção-infeccão-urinária

Esse tipo de infecção é comum nas mulheres, que tendem a sofrer com inúmeros sintomas desconfortáveis, as dicas que serão listadas a seguir não só aliviaram esses sintomas como reduziram as chances desse tipo de doença.

  • Beba líquidos em abundância: a ingestão de líquidos auxilia na limpeza da bexiga e vias urinárias.
  • A ingestão de chás como camomila, canela ou alecrim ajudam na redução de inflamações.
  • Consumo de alimentos diuréticos: aveia, pepino, beterraba, uva e ameixa ajudam a evitar a retenção de líquido.
  • O consumo de alimentos com propriedades antibióticas também são grandes aliados, como o alho e gengibre.
  • Lactobacilos: que podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados, ajudam a melhorar a flora intestinal e desenvolver anticorpos.

Frutas adequadas para o tratamento da infecção urinária

mirtilos-abacaxi

Frutas com grande concentração de vitamina C como laranja, manga, abacaxi, mamão são ótimas aliadas no combate a bactérias presentes na bexiga e ajudam a melhorar a saúde intestinal.

  • Mirtilo: aumenta o Ph ácido da urina, além de ser uma rica fonte de vitaminas C, E, A. Que são potentes antioxidantes.
  • Mamão: ótimo desintoxicante rico em fibras, auxilia na limpeza da bexiga e intestinos. Além de ser rico em vitaminas do complexo B e ácidos fólico.
  • Laranja e limão: sozinhos são alimentos que além de reduzir o colesterol alto e auxiliar da perda peso, juntos são uma dupla imbatível para limpeza dos intestinos, basta consumir um copo de suco pela manhã, este não deve ser coado.
  • Abacaxi: sendo um fruta tropical e de fácil acesso e consumo, o abacaxi possui um tipo de enzima que ajuda na quebra de proteínas, logo auxilia na digestão e no processo anti-inflamatório por apresentar também essas enzimas.

IMPORTANTE: Para prevenir a infecção urinária frutas com vitamina C farão a sua parte te ajudando na prevenção pelas suas propriedades que inibem o crescimento de bactérias diminuindo assim as chances de infecção urinária recorrente, mas se você já estiver com a infecção opte pelas frutas não cítricas pois elas podem agravar os sintomas da mesma.

Em resumo, é possível perceber que uma alimentação focada na produção de anticorpos e prevenção de doenças colaboram para uma vida mais saudável, reduzindo assim o consumo de medicamentos farmacêuticos que podem acabar por desenvolver outras enfermidades.

vida-saudavel

O consumo de frutas, legumes e verduras, nunca esquecendo que devemos associa-los a exercícios físicos como caminhadas, por exemplo, melhoram o funcionamento de nosso organismo. E apesar dessas dicas, é fundamental visitas de rotina ao seu médico.